O Município de Penacova, em conjunto com a Junta de Freguesia de Penacova, anunciou que o cemitério da Carvoeira encontra-se, temporariamente, impedido de realizar novos enterros, devido aos impactos de eventos atmosféricos severos que afetaram substancialmente a sua segurança.
A decisão foi tomada após uma visita técnica realizada no dia 8 de fevereiro, que concluiu que determinadas áreas do cemitério não oferecem condições seguras de utilização. Neste sentido, os novos enterros deverão ser realizados no cemitério da Eirinha, garantindo-se todos os direitos previamente adquiridos para sepulturas na Carvoeira.
A visita e o cuidado das sepulturas continuam permitidos, exceto nos talhões 1 (patamar inferior) e 4, considerados temporariamente inseguros.
A Câmara Municipal e a Junta de Freguesia de Penacova afirmam estar a desenvolver todos os esforços para encontrar soluções no âmbito das medidas de exceção previstas na declaração de situação de calamidade, apelando à compreensão da população face a esta situação.





