O secretário de Estado do Ambiente, Emídio Sousa, foi reeleito na noite de sexta-feira como presidente da Distrital de Aveiro do PSD. Num ato eleitoral marcado por lista única, Sousa conquistou 1.010 dos 1.084 votos expressos, numa votação com 58 votos em branco e 16 nulos, num universo de cerca de 2.666 votantes.
Emídio Sousa, que já havia liderado a distrital desde 2022, destacou a relevância deste resultado, que considera uma forte demonstração de apoio ao trabalho desenvolvido pela sua equipa. O dirigente frisou ainda que, apesar da ausência de concorrência, a adesão significativa dos eleitores reflete o reconhecimento do esforço da Distrital.
Entre os seus principais objetivos para o segundo mandato está a conquista das eleições autárquicas do próximo ano e o avanço em projetos essenciais para a região. Sousa destacou prioridades como a requalificação da Linha do Vouga, a construção do novo Hospital de Aveiro e a ligação de Castelo de Paiva à A32, em Santa Maria da Feira.
Além de Sousa, a nova direção contará com os vice-presidentes Silvério Regalado e José Carlos Santos, o secretário distrital Paulo Cavaleiro e o tesoureiro Almiro Moreira. Salvador Malheiro continuará a presidir a Mesa da Assembleia Distrital e Regista Bastos permanecerá no Conselho de Jurisdição.
Neste mesmo dia, realizaram-se também eleições para as distritais do PSD em Braga, Bragança, Porto, Santarém e Beja, bem como as 12.ªs eleições diretas no partido e a escolha dos delegados para o 42.º Congresso Nacional.