As centenárias filarmónicas do concelho de Montemor-o-Velho assinalaram, ao longo do mês de maio, o 25 de Abril, os 50 anos da Constituição da República Portuguesa e do Poder Local Democrático, através de um ciclo de quatro concertos realizados em várias freguesias.
A iniciativa terminou a 30 de maio, com a atuação da Filarmónica de Instrução e Recreio de Abrunheira (FIRA), no Centro Beira Mondego, em Santo Varão, que reuniu dezenas de espectadores.
Na sessão, o presidente da Assembleia Municipal, Fernando Ramos, acompanhado pelo presidente da Câmara Municipal, José Veríssimo, destacou a vitalidade cultural do concelho, sublinhando o papel das filarmónicas na promoção da cultura e na celebração da democracia e do espírito comunitário.
O ciclo teve início a 9 de maio, no Pavilhão do Clube Desportivo Carapinheirense, com um concerto da Associação Filarmónica União Verridense (AFUV). A programação prosseguiu a 16 de maio, com a atuação da Associação Filarmónica 25 de Setembro, na Associação Cultural, Desportiva e Social da Ereira, e a 23 de maio, com a subida ao palco da Academia Musical Arazedense, no Celeiro dos Duques de Aveiro, em Pereira.
As comemorações dos 50 anos do Poder Local Democrático em Montemor-o-Velho prolongam-se até ao final do ano, com um programa que inclui tertúlias, exposições, concertos e outras iniciativas promovidas pela Assembleia Municipal e pela autarquia, com o objetivo de assinalar e valorizar a democracia e o poder local.




