Município de Ílhavo avança com regulamento do programa “Criar Raízes”

O Executivo Municipal de Ílhavo aprovou o início do procedimento de elaboração do Regulamento Municipal do programa “Criar Raízes”, uma iniciativa que pretende valorizar a natalidade, reforçar o sentimento de identidade e pertença à comunidade e promover a sustentabilidade demográfica do concelho.


O programa prevê a criação de um conjunto integrado de medidas de apoio às famílias, articulando ações simbólicas e estruturantes associadas ao nascimento ou processo de adoção de cada criança registada no Município de Ílhavo, nomeadamente a oferta de um kit de nascimento, a plantação de uma árvore autóctone por cada novo ilhavense e o apoio a despesas em cuidados, serviços ou produtos de puericultura durante o primeiro ano de vida (ou registo) da criança.


A iniciativa enquadra-se na estratégia municipal de valorização do capital humano e de coesão social, respondendo aos desafios demográficos, num território que tem registado um aumento populacional, mas envelhecido à custa de um rácio deficitário na relação entre o número de jovens e de idosos.


Estas políticas de natalidade serão integradas com outras áreas, como o emprego, a habitação, a educação, a saúde e a qualidade de vida, contribuindo para fixar população e fortalecer a identidade local.

A plantação de árvores associada ao nascimento simboliza essa ligação social e cultural entre comunidade, território e futuro.


O regulamento municipal está, nesta fase, em elaboração e seguirá, posteriormente, para consulta pública. Estas normas visam clarificar e determinar os objetivos e procedimentos que permitirão concretizar e disponibilizar às famílias ilhavenses este programa.

0