Ação de sensibilização contou com dois migrantes que partilharam a sua história.
A Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, através do seu Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM), e o Agrupamento de Escolas de Oliveira do Bairro assinalaram no passado dia 18 de dezembro o Dia Internacional dos Migrantes, com a realização de uma atividade de sensibilização dirigida a alunos do 10.º ano.
A iniciativa envolveu estudantes da disciplina de Geografia, dos Cursos de Línguas e Humanidades e de Socioeconómicas, lecionada pela professora Madalena Cláudio, e teve como objetivo promover a reflexão sobre os fenómenos migratórios, os processos de integração e os desafios associados à diversidade cultural.
Para o efeito, foram convidados dois cidadãos migrantes residentes no concelho. Maria Rosana Campos, de nacionalidade venezuelana, e Paulo Francisco António, angolano, partilharam os seus percursos de vida, a
experiência de integração em Portugal e os principais desafios enfrentados ao longo desse processo.
A sessão foi marcada por uma forte participação dos alunos, que colocaram diversas questões, dando origem a um diálogo aberto em torno de temas sociais, culturais, políticos e identitários. A atividade proporcionou ainda espaço para o testemunho de alunos oriundos de outros países, que partilharam as suas próprias vivências de adaptação à realidade portuguesa.
Para Luís Rabaça, Vereador da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro responsável pelo CLAIM, a migração representa, em muitos casos, “a procura de melhores condições de vida, segurança e estabilidade, refletindo a vontade destas pessoas em construir um futuro mais digno para as suas famílias”.
O concelho de Oliveira do Bairro tem sido, para muitas dessas famílias, o território escolhido para iniciar uma nova etapa das suas vidas e, neste contexto, o autarca considera que “a integração destas pessoas e destas
famílias constitui um processo coletivo, que envolve instituições, comunidade educativa e sociedade civil”. “Promover o acolhimento, o respeito pela diversidade e a participação cívica é uma responsabilidade partilhada, essencial para o reforço da coesão social e da convivência inclusiva no concelho de Oliveira do Bairro”, concluiu Luís Rabaça.
O CLAIM – Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes de Oliveira do Bairro, inaugurado em fevereiro de 2020, é um serviço de atendimento e de suporte ao migrante, que presta apoio e informação geral em diversas áreas, tais como: regularização, nacionalidade, reagrupamento familiar, habitação, retorno voluntário, trabalho, saúde, educação, entre outras questões do quotidiano.
O objetivo do CLAIM é apoiar em todo o processo do acolhimento e integração dos migrantes, articulando com as diversas estruturas locais, e promovendo a interculturalidade a nível local.

