Oliveira do Bairro volta a ser distinguido como “Território da Longevidade”

O Município de Oliveira do Bairro foi novamente reconhecido como “Território da Longevidade”, galardão atribuído pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDR Centro), que destaca os municípios com melhores condições para um envelhecimento ativo, seguro e saudável. A distinção, referente a 2024, resulta de uma metodologia desenvolvida pela CCDR Centro e pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, que identificou 25 municípios de entre os 100 da região Centro.

Segundo a CCDR Centro, estes territórios promovem contextos económicos, sociais e culturais que favorecem a participação e a aprendizagem ao longo da vida, contribuindo para uma vivência plena em todas as etapas, com especial atenção à população sénior.

A cerimónia pública de apresentação dos resultados decorreu esta terça-feira, 25 de novembro, em Castro Daire, contando com a presença de Luís Rabaça, vereador responsável pela Idade Maior e Ação Social. Para o autarca, a distinção representa o reconhecimento do trabalho desenvolvido nos últimos anos e do contributo dos diferentes executivos e das equipas técnicas municipais, cuja competência tem sido amplamente reconhecida a nível regional e nacional.

Entre os projetos destacados estão o Chá Dançante, o Carnaval Sénior, o Idade Maior em Festa, o ProximIDADES e o (In)Formar para Cuidar, iniciativas que, segundo Luís Rabaça, terão contribuído para este galardão. O vereador sublinhou ainda o investimento no Campus da Idade Maior, a implementar brevemente, apontando-o como uma resposta inovadora orientada para a promoção de estilos de vida saudáveis, estimulação cognitiva e física, saúde e aprendizagem contínua.

O objetivo, reforçou, passa por proporcionar aos seniores “um sentimento renovado de importância, utilidade e propósito”, contribuindo para o bem-estar e retardando a institucionalização.

Esta é a segunda vez consecutiva que Oliveira do Bairro recebe o galardão “Território da Longevidade”. Desde 2021, o município tem acumulado diversos reconhecimentos, entre os quais o de Excelência Autárquica no Envelhecimento, o Selo de Mérito da Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais, a Bandeira de Mérito Social da Associação Nacional de Gerontologia Social, a distinção Autarquia Amiga das Pessoas com Demência e o selo Comunidades Pró-Envelhecimento, da Ordem dos Psicólogos Portugueses.

0