O moinho da Fonte de Ançã foi um dos destaques do 16.º Simpósio Internacional da TIMS – Sociedade Internacional de Molinologia, que está a decorrer em Portugal até amanhã, quinta-feira, 26 de setembro de 2024. O evento, sob o tema “Moinhos e Sustentabilidade no Séc. XXI – novas formas de preservação do património molinológico”, reúne especialistas de todo o mundo e inclui conferências e visitas a vários moinhos emblemáticos do país.
Na terça-feira, 24 de setembro, cerca de seis dezenas de especialistas visitaram o moinho da Fonte de Ançã, onde foram recebidos por Pedro Cardoso, vice-presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, e outras autoridades locais, como o presidente da Junta de Freguesia de Ançã, Cláudio Cardoso, e Luísa Aguiar, presidente do Novo Rumo – Grupo de Teatro Amador de Ançã. Além de assistirem ao funcionamento do moinho, os participantes tiveram a oportunidade de degustar produtos tradicionais da região, incluindo o famoso bolo de Ançã e o café de borra ao borralho.
A visita também incluiu a exposição “Moinhos e Lagares”, atualmente em exibição no antigo Gabinete Técnico Local. O moinho da Fonte, considerado uma referência nacional após uma recente requalificação, tem sido alvo de uma parceria entre o Município de Cantanhede, a Junta de Freguesia de Ançã e o Grupo de Teatro Novo Rumo para promover a sua dinamização como equipamento cultural.
Pedro Cardoso destacou que o evento “é uma oportunidade única de divulgação dos moinhos portugueses a nível mundial”, permitindo mostrar os avanços na reconstrução e preservação dos moinhos tradicionais. O Simpósio da TIMS tem como principal objetivo promover o reconhecimento internacional e a preservação do património molinológico, integrando-o em estratégias de desenvolvimento sustentável.
Durante o Mill Tour “Portugal Premium Mills”, outros moinhos de rara tipologia também foram visitados, muitos dos quais foram reabilitados por autarquias locais, contribuindo para a valorização cultural e económica dessas regiões.