O Dia Mundial do Cancro, assinalado ontem, 4 de fevereiro, marcou o arranque de uma nova edição do projeto de educação alimentar “Os Super Saudáveis”, promovido pela Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) e dirigido a crianças do 1.º Ciclo do Ensino Básico, em escolas aderentes do concelho de Viseu.
Ao associar o início da iniciativa a esta efeméride internacional, o Município de Viseu pretende reforçar a importância da adoção de hábitos de vida saudáveis na prevenção de doenças, incentivando as crianças, desde cedo, a desenvolver comportamentos promotores de saúde e bem-estar a longo prazo.
No âmbito do arranque do projeto, a vereadora da Saúde da Câmara Municipal de Viseu, Marta Rodrigues, visitou a Escola Básica de Santa Eugénia, do Agrupamento de Escolas do Viso, onde sublinhou que “a promoção da saúde e a prevenção da doença são prioridades para o Município”, acrescentando que este projeto reflete o investimento feito na literacia em saúde da comunidade, começando pelas camadas mais jovens.
O projeto “Os Super Saudáveis” resulta de um trabalho articulado entre a LPCC, através do seu Núcleo Regional do Centro, a comunidade escolar e o Município de Viseu. Conta ainda com o apoio institucional da Direção-Geral da Educação, da Direção-Geral da Saúde e da Associação Portuguesa de Nutrição, tendo sido distinguido com o Food & Nutrition Award 2018, na categoria de Educação Alimentar.
Estruturado com base na Roda dos Alimentos, o projeto tem como principais objetivos promover hábitos alimentares saudáveis, incentivar a diversidade alimentar, contribuir para a redução do consumo de produtos ultraprocessados e capacitar pais e encarregados de educação para escolhas alimentares mais adequadas do ponto de vista nutricional.
Nas escolas do concelho de Viseu que aderiram à iniciativa, o projeto será desenvolvido em duas fases: a primeira, intitulada “Super Saudáveis”, decorrerá entre 4 de fevereiro e 6 de março; a segunda fase, “Lanches Saudáveis”, terá lugar entre 4 de maio e 5 de junho.
No presente ano letivo, a iniciativa abrange sete escolas, pertencentes a três agrupamentos — Infante D. Henrique, Viso e Mundão — e duas instituições privadas, os Colégios Via Sacra e Imaculada Conceição, envolvendo um total de 10 turmas e 209 alunos.
O Município de Viseu é parceiro ativo deste projeto desde o ano letivo de 2021/2022, promovendo a literacia em saúde junto das comunidades escolares pelo quinto ano letivo consecutivo.




