Radar Social de Ovar quer chegar a mais pessoas e apela à sinalização de casos de vulnerabilidade

O Radar Social do Município de Ovar está no terreno em todas as freguesias do concelho com o objetivo de identificar e sinalizar situações de vulnerabilidade social, num trabalho de proximidade desenvolvido em complementaridade com as redes locais de apoio. Criado pela Câmara Municipal de Ovar, o projeto assenta numa lógica de parceria e cooperação, visando a construção de um território mais inclusivo e coeso.

Solidão, isolamento, ausência de cuidador, perda de autonomia, violência doméstica, discriminação de natureza étnica, política, religiosa ou sexual, comportamentos aditivos, dependências, problemas de saúde mental ou situações económicas precárias são algumas das fragilidades sociais identificadas. A autarquia sublinha que a sinalização é o primeiro passo para que o Radar Social possa encaminhar cada situação para os serviços competentes, com respostas adequadas às necessidades identificadas, apelando à participação ativa de toda a comunidade.

A sinalização pode ser feita de forma simples, rápida e com garantia de anonimato, confidencialidade e proteção dos dados, através de contacto presencial, telefónico, por email ou mediante o preenchimento de um formulário online.

Citado em comunicado, o presidente da Câmara Municipal de Ovar, Domingos Silva, destaca que “estes casos de vulnerabilidade social são muitas vezes vividos em silêncio e ocultados por quatro paredes”, sublinhando a importância dos agentes de proximidade para “impactar positivamente cada vez mais pessoas, contribuindo para a sua saúde mental e física e para uma verdadeira integração na comunidade”.

O Radar Social de Ovar é um projeto-piloto que pretende sinalizar e reconhecer problemas de pobreza e exclusão social no concelho, promovendo o desenvolvimento social integrado à escala local, através de respostas rápidas e articuladas em rede, permitindo também a otimização de recursos. Para a sua execução foi constituída uma equipa pluridisciplinar que, após uma avaliação social preliminar dos indivíduos ou famílias, assegura o encaminhamento para os serviços e respostas locais disponíveis.

Paralelamente, o projeto está a implementar um sistema integrado de georreferenciação social, destinado ao mapeamento de recursos, respostas e soluções existentes no concelho, com o objetivo de reforçar a capacitação do território, melhorar a articulação entre entidades e aumentar a eficácia e eficiência das intervenções.

O Radar Social do Município de Ovar intervém nas oito freguesias do concelho e é financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

As sinalizações podem ser efetuadas presencialmente na Divisão de Desenvolvimento Social e Saúde da Câmara Municipal de Ovar, por telefone, por email ou através do formulário disponível no site do município.

0