Autarquia promove ações nas escolas, IPSS e feiras
A Câmara Municipal de Oliveira do Bairro promoveu na semana passada, entre 18 e 22 de novembro, várias ações de sensibilização na área ambiental e prevenção de incêndios, que tiveram lugar em escolas, IPSS e feiras.
Para celebrar o Dia da Floresta Autóctone, que se assinala anualmente a 23 de novembro, a autarquia oliveirense levou aos alunos do 1.º ciclo a atividade “Raposa Chama”, desenvolvida pela Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais, no âmbito da campanha nacional “Portugal Chama”.
De acordo com Jorge Pato, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro e responsável pelo Gabinete Técnico Florestal e pela área do Ambiente, esta ação teve como principal objetivo “sensibilizar e educar as crianças sobre os comportamentos de risco de incêndio, de forma a que possam também ter um papel crucial na sensibilização dos adultos, principalmente através da sua rede familiar, e assim inverter a situação atual, em que mais de metade dos incêndios têm como causa a negligência humana”.
A atividade decorreu nos dias 21 e 22 do corrente mês, nos polos escolares de Vila Verde, Troviscal, Mamarrosa, Palhaça e Bustos. Em março de 2025, aquando da comemoração do Dia Mundial da Floresta, a autarquia levará a mesma atividade aos polos escolares de Oiã Nascente, Oiã Poente, Oiã e Oliveira do Bairro.
A par de Jorge Pato, Duarte Novo, líder da autarquia de Oliveira do Bairro, esteve também presente em algumas destas ações, reforçando, junto dos alunos, a mensagem transmitida pelo projeto.
Outra ação promovida nas escolas do concelho foi levada a cabo entre os dias 20 e 26 de novembro, numa parceria entre a Câmara Municipal e a empresa EcoAmbiente, no âmbito da celebração da “Semana Europeia da Prevenção de Resíduos”.
Os alunos do 3.º e 4.º anos do 1.º ciclo e do 2.º ciclo do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Bairro foram visitados por um camião com um espaço expositivo, composto por um circuito interno de vários painéis temáticos sobre os resíduos que são produzidos pelas pessoas no seu dia-a-dia, nomeadamente as diferentes tipologias e os processos de recolha, tratamento e destino.
A autarquia bairradina, no âmbito do projeto “Educar para Mudar em Oliveira do Bairro”, com financiamento do Fundo Ambiental, está também a entregar oliveiras nas escolas do concelho, para serem ser plantadas nos recintos destes estabelecimentos de ensino.
O objetivo desta ação de educação ambiental é o de sensibilizar os alunos para a importância da conservação da natureza e da biodiversidade, de modo a contribuir para o desenvolvimento sustentável e resiliente face aos efeitos das alterações climáticas.
Com destinatários diferentes, mas com o mesmo objetivo, a autarquia tem levado esta ação às IPSS do concelho e às feiras, entregando oliveiras e sensibilizando a comunidade para a separação na origem e recolha seletiva de biorresíduos, para a gestão sustentável da água e para a conservação da natureza e da biodiversidade, de forma a que todos contribuam para o desenvolvimento sustentável e para a construção de uma sociedade de baixo carbono, racional e eficiente na utilização dos seus recursos.