A Expo Ave, que decorria desde esta semana no Espaço Inovação, em Oliveira do Bairro, foi suspensa na sequência de uma suspeita de gripe aviária detetada após a morte súbita de várias aves expostas.
Em comunicado, o COBL – Clube Ornitófilo da Beira Litoral, entidade organizadora do certame, informou que a decisão foi tomada “na sequência da morte estranha de alguns Anseriformes”, e que está a cumprir o protocolo definido pelas autoridades competentes para despiste de gripe das aves.
Para garantir a segurança de visitantes, expositores e de todas as espécies presentes, o COBL, em articulação com o veterinário responsável e a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), procedeu ao isolamento imediato da exposição.
A organização confirmou que o evento, que deveria prolongar-se até domingo, permanece suspenso este sábado, 1 de novembro, enquanto se aguardam os resultados laboratoriais dos testes efetuados.
De acordo com a mesma nota, a decisão sobre a eventual reabertura da Expo Ave será comunicada ainda durante o dia de hoje, após a receção dos resultados oficiais.

